Você sabe o que é AUDIOTERAPIA?

Atualizado: 20 de Jun de 2019

Quer relaxar em casa ou se concentrar no trabalho? Coloque os fones de ouvidos e aperte o play, certo? Quem já usou a música para atingir um desses propósitos sabe: essa ação nunca falha. Mas existe um som que é capaz de potencializar esses efeitos e não tem nada a ver com Mozart ou Bach. Estamos falando das frequências binaurais.

Ja ouviu falar? Sabe a potência dele?


O cérebro funciona por meio de sinapses, certo? são pequenas descargas elétricas que ativam os neurônios a executarem ações. Nossos pensamentos funcionam assim elétricamente. Quando trabalhamos numa freqüência cerebral próxima ou no mesmo tamanho da fisiológica o cerebro irá desencadear a mesma ação. Então se você quer trabalhar a ansiedade por exemplo e seu cérebro for estimulado numa freqüência de onda audível que aciona a tranquilidade por exemplo, a sensação de calma. Ele irá aliviar os sintomas de sua ansiedade.


Frequências binaurais, são dois sons apresentados em frequências diferentes. que juntos reproduzem uma terceira atingindo o objetivo de ação cerebral.

Simplificando, todos os sons binaurais tem duas frequências, como por exemplo: 107 Hz e 100 Hz

Quando nosso cérebro assimila esses dois sons ele cria um terceiro se baseando na diferença dos dois sons.

Vamos voltar ao exemplo:

Se o som binaural tem 107 Hz e 100 Hz, nosso cérebro criará um som de 7 Hz, que é a diferença entre as duas grandezas em Hertz.

O cérebro vai focar nesse som criado por ele de 7 hz. Sim e dai? Aí que entra o conhecimento. Se soubermos cada frequencia e ação delas e a resultante do estimulo podemos criar, cuidar e tratar de várias sintomatologias por meio do som. Inclusive, quando você modifica sua frequencia, você também ativa por meio do espaço tempo, a emissão delas para os outros, atraindo e melhorando sua expansão da consciencia.


O conceito das Frequências Binaurais foi escrito em 1839 pelo físico e meteorologista alemão Heinrich Wilhelm Dove e, desde então, têm sido amplamente estudado. 

Essa diferença de oscilação frequencial é capaz de estimular e alterar drasticamente o cérebro e seu funcionamento, pois ele sincroniza o funcionamento dos hemisférios esquerdo e direito na tentativa de equilibrar essas variações, gerando uma nova frequência. O hemisfério esquerdo é linear, lógico, prático e orientado no tempo, enquanto o hemisfério direito é não linear, abstrato, criativo, holístico e não lógico. Por exemplo, um matemático provavelmente estimula muito mais o hemisfério esquerdo em suas atividades, enquanto um artista certamente tem mais atividade cerebral no hemisfério direito.

Os hemisférios estão ligados pelo corpo caloso e essa estrutura funciona como uma ponte entre os lados e pode, literalmente, ser exercitada e fortalecida mentalmente até se tornar maior e mais capaz de transmitir informação. A sincronia entre os dois hemisférios promovida pelas Frequências Binaurais é muito benéfica, pois, quando os dois hemisférios trabalham juntos, podemos potencializar as nossas capacidades mentais e usar o nosso cérebro de um modo mais eficiente.


Além disso

O cérebro influencia diretamente o estado da mente. Definidas pela frequência com que pulsam, as ondas cerebrais são correntes que fluem pelas ligações neurais, conforme explica o neurologista e neurofisiologista clínico Luís Caboclo, presidente da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC).

Delta: são as mais lentas e estão associadas ao sono profundo. É o reino do inconsciente. Theta: entre 3 e 7 Hz. Presentes na meditação profunda e sono leve. Reino do subconsciente. Alfa: entre 8 e 13 Hz. Ligadas à tranquilidade e relaxamento com olhos fechados e repouso sensorial. Acessadas durante a meditação. Beta: as mais rápidas. Estão associadas ao estado de vigília, à lógica e ao raciocínio. 


Vamos conhecer um pouco mais delas?


ONDAS BETA: 13-30 HZ

Frequência na qual o cérebro opera quando estamos acordados, alertas e em atividade. São ondas rápidas que estão associadas à concentração, pensamento ativo, planejamento, lógica e raciocínio crítico.

ONDAS ALFA: 7-13 HZ

Quando relaxamos, ondas alfa dominam nosso cérebro e permitem a concentração. Estados alfa são normalmente associados com a aprendizagem, processamento e armazenamento de informações, também presentes em momentos de relaxamento ou durante a meditação.

ONDAS TETA: 3-7 HZ

Conhecidas por proporcionar a sensação de unidade com o divino e conexão espiritual, as teta são ondas lentas associadas ao sonho lúcido, projeção astral, criatividade e sono. A conexão espiritual e com o Eu Interior passa por teta, onde podemos vivenciar visualizações, inspiração, criatividade profunda e até mesmo experimentar revelações e criar a realidade conforme queremos.

Essas ondas estão presentes na meditação profunda e sono leve, sendo um estado mental onde estamos conscientes do nosso entorno, porém, o corpo está em relaxamento profundo e ficamos naquele limiar nebuloso de consciência entre o universo astral e físico.

ONDAS DELTA: 1-3 HZ

É a frequência cerebral mais lenta, operando no cérebro quando atingimos o sono profundo. Muito associada à cura e regeneração, as ondas delta são reino da mente inconsciente e a porta de entrada para a consciência cósmica, estado onde podemos receber informações que não estão disponíveis no nível físico da consciência.

ONDAS GAMMA: ACIMA DE 40 HZ

Frequência descoberta mais recentemente, é a frequência mais rápida do espectro cerebral e pouco se sabe sobre este estado.


E para o tratamento?

Então para o tratamento varia conforme o que você precisa.

A audioterapia é uma forma de tratar disfunções emocionais, comportamentais e organicas de forma natural e personalizada.


Quer uma amostrinha?

Baixe agora o POWCAST na SPOTIFY, ITUNES, GOOGLE ou pelo app da ANCHOR


https://anchor.fm/vivianepoubel




118 visualizações

61 33450167 

uroginbsb@gmail.com

Segunda - Sexta

08:00 - 11:00

Sábado- apenas SEXOLOGIA E COACHING

08:00 - 12:00

  • facebook-square
  • rss-square
  • google-plus-square